Conversa virtual: ‘Migração e direitos humanos em meio à pandemia’
27 de Abril de 2020

Conversa virtual: ‘Migração e direitos humanos em meio à pandemia’

Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, vai liderar esta conversa sobre a situação de milhares de migrantes, mulheres e comunidades negras no Brasil.
Migrantes venezolanos en un albergue en Brasi. Foto: Thiago Dezan / FARPA CIDH

Puedes leer la convocatoria en español al final de la página.

Imersos nas emergências sociais, econômicas e de saúde pública que vive a América Latina e o mundo, as ações e ataques xenófobos contra os migrantes e demais minorias vulneráveis se multiplicaram em muitos lugares. A cobertura desta realidade representa um desafio para a mídia e jornalistas, assim como para as autoridades responsáveis por  garantir os direitos desta população.

Nesta conversa web, organizada pela Fundação Gabo e a Fundação AVINA, a jornalista Patrícia Campos Mello (Brasil), vai entrevistar a Marifer Vargas (Venezuela), do programa Pana Brasil e a Maria José Menezes (Brasil), da Coalizão Negra por Direitos Humanos, as quais nos contarão sobre a situação de milhares de migrantes, mulheres e comunidades negras no Brasil. 

Inscreva-se sem custo algum para participar dessa conversa.

Data: segunda-feira, 4 de maio de 2020
Hora:  15:00hs (hora na Colômbia) / 17:00hs (hora no Brasil)

Sobre Patrícia Campos Mello

Repórter e colunista da Folha de S.Paulo. Foi a ganhadora do Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa do Comitê para Proteção de Jornalistas; Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha; Prêmio de Jornalismo Humanitário do Comitê internacional da Cruz Vermelha; e o Prêmio Petrobrás. Formada em jornalismo pela USP, e Mestrado em Business and Economic Reporting pela Universidade de Nova York. Criadora do projeto Mundo de Muros, um especial multimídia sobre a crise das migrações, realizado em quatro continentes.  Por várias vezes esteve na Síria, Iraque, Turquia, Líbia, Líbano e Quênia, realizando reportagens sobre os refugiados da guerra. Autora do livro Lua de Mel em Kobane, o qual narra a história de um casal de sírios instalados na cidade de Kobane sitiada pelo Estado Islâmico. Foi a única repórter brasileira que cobriu a epidemia de ebola na Serra Leoa em 2014 e 2015. Foi correspondente do Estadão em Washington de 2006 até 2010.

 

******

 

Charla: ‘Migración y derechos humanos en medio de la pandemia’

Inmersos en las emergencias sociales, económicas y de salud pública que vive América Latina y el mundo, las acciones y ataques xenófobos en contra de los migrantes y demás minorías vulnerables se han multiplicado en muchos lugares. La cobertura de esta realidad supone un reto para medios de comunicación y periodistas, así como para las autoridades responsables de garantizar los derechos de esta población.

En esta charla web, organizada por la Fundación Gabo y la Fundación AVINA,  la periodista Patricia Campos Mello (Brasil), entrevistará a Marifer Vargas (Venezuela),  del programa Pana Brasil, y María José Menezes (Brasil), de la Coalizão Negra por Direitos Humanos, quienes nos contarán sobre la situación de miles de migrantes, mujeres y comunidades negras en Brasil. 

Inscríbete sin costo para participar en la charla.

Nota: esta actividad se realizará en portugués.

Fecha: lunes 4 de mayo  de 2020
Hora:  3 p.m. (hora de Colombia) / 5 p.m. (hora de Brasil)

Sobre Patricia Campos Mello

Reportera y columnista de Folha de S.Paulo. Fue ganadora del Premio Internacional de Libertad de Prensa, del Comité para la Protección de los Periodista; Premio de periodismo del Rey de España; Premio de Periodismo Humanitario, del Comité internacional de la Cruz Roja; y el Premio Petrobras. Se formó en periodismo en la Universidad de Sao Paulo y tiene una Maestría en Negocios e Informes Económicos en la Universidad de Nueva York. Creadora del proyecto Mundo de Muros, un especial multimedia sobre la crisis de las migraciones, realizado en cuatro continentes.  Estuvo en diversas ocasiones en Siria, Iraq, Turquía, Libia, Líbano y Kenia, haciendo reportajes sobre los refugiados de la guerra. Es autora del libro Lua de Mel em Kobane, que narra la historia de una pareja de sirios que habita en el cerco del Estado Islámico. Fue la única reportera brasileña que cubrió la epidemia de ébola en Sierra Leona, en 2014 y 2015. Fue corresponsal en Washington del diario Estadão, de 2006 a 2010.

©Fundación Gabo 2024 - Todos los derechos reservados.