A Fundação Gabo abre convocatória para inscrever-se no Prêmio Gabo 2020
2 de Septiembre de 2020

A Fundação Gabo abre convocatória para inscrever-se no Prêmio Gabo 2020

A convocatória estará aberta até o dia 5 de outubro. As categorias Texto, Imagem, Cobertura e Inovação poderão inscrever trabalhos publicados em espanhol e em português.
Los ganadores del Premio Gabo recibirán, entre otros premios, un ejemplar de la escultura ‘Gabriel’, del artista colombiano Antonio Caro. Foto: David Estrada.

A Fundação Gabo, que neste ano completa 25 anos de ter sido fundada pelo jornalista e Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, e seu Conselho Reitor, anunciam a abertura das inscrições para o Prêmio Gabo, o reconhecimento mais importante ao jornalismo em espanhol e em português. A continuidade deste prêmio, que é possível graças aos aliados da Fundação Gabo na cidade de Medellín, à Prefeitura da cidade e aos Grupos Bancolombia e SURA com suas filiais na América Latina reafirma o objetivo de exaltar o jornalismo indispensável que combina narrativas inovadoras e investigação rigorosa para explicar e ajudar a entender as mudanças estruturais das nossas sociedades, e que fornece informações necessárias, muitas vezes urgente, com o intuito de salvar vidas.

Assim como nas edições anteriores, o Prêmio Gabo 2020 reconhecerá trabalhos apresentados em todos os gêneros jornalísticos e suportes de publicação. O texto, o vídeo, a fotografia, o documentário, a rádio, o podcast, animações ou trabalhos gráficos apresentados por uma pessoa ou por uma equipe poderão ser inscritos. Confira as bases para preparar sua inscrição.

Quais categorias podem ser inscritas?

Poderão inscrever-se no Prêmio Gabo 2020 os trabalhos que tenham sido publicados por primeira vez entre os dias 1°de abril de 2019 e 30 de junho de 2020 nas seguintes categorias:

Texto: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo escrito.

Imagem: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo visual: fotografia, vídeo, animação, visualização de dados e outros formatos.

Cobertura: para o autor ou autores do melhor conjunto de trabalhos sobre temas atuais em qualquer suporte.

Inovação: para o jornalista ou equipe que tenha feito a melhor contribuição para o desenvolvimento de novos tipos de mídia, conteúdos, linguagens e formas de se relacionar com a audiência.

Inscreva-se aqui no Prêmio Gabo 2020

Qual é o prazo de inscrição?

A convocatória para inscrever-se no Prêmio Gabo 2020 estará aberta a partir do dia 3 de setembro até o dia 5 de outubro.

Como são escolhidos os ganhadores?

Todos os trabalhos que forem inscritos e que cumpram com as regras do concurso serão submetidos a um processo de avaliação, o qual será realizado por um grupo de jurados composto por mais de 50 prestigiosos jornalistas.

Após três etapas de avaliação, os jurados elegem a 10 indicados por categoria, e desse grupo elegem a três finalistas, entre eles, os vencedores de cada categoria.

O que os ganhadores vão receber?

Os autores dos trabalhos ganhadores em cada uma das quatro categorias do concurso irão receber:

    •  
  • 35 milhões de pesos colombianos.
  • Um exemplar da escultura ‘Gabriel’, criada pelo artista colombiano Antonio Caro.
  • Os dois finalistas de cada categoria do concurso vão receber 8 milhões de pesos colombianos.

  Nas suas sete edições, o Prêmio Gabo recebeu 10.727 trabalhos, dentre os quais foram selecionados 41 ganhadores de 15 países nas categorias de concurso e excelência, os quais são uma referência para o jornalismo da região. Confira os indicados, finalistas y ganhadores de todas as edições do prêmio em festivalgabo.com.

Quem torna este projeto possível?

O Prêmio Gabo é possível graças à parceria da Fundação Gabo com os grupos SURA e Bancolombia, com suas filiais na América Latina, os quais buscam avançar no cumprimento do objetivo comum de promover a coerência ética, boas práticas e os ideais do serviço público do jornalismo.

É possível também graças à parceria da Fundação Gabo com a Prefeitura da cidade de Medellín, em um esforço conjunto de contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais informadas e que exerçam a cidadania de forma crítica.

Obtenha mais informações sobre estas parcerias no texto ‘A Fundação Gabo e seus aliados anunciam a abertura da oitava edição do Prêmio Gabo e confirmam a realização do Festival Gabo’.

Mais informações

Se quiser obter mais informações sobre o Prêmio Gabo 2020 ou deseja publicar informação sobre esta convocatória na sua mídia, basta consultar esta pasta a qual contém conteúdo para a imprensa. Aqui você vai encontrar o comunicado e as bases de inscrição em espanhol e português, assim como fotografias, peças gráficas e cópias para redes sociais.

Também pode entrar em contato conosco através do e-mail: iarroyo@fundaciongabo.org

Se você tiver dúvidas no momento de realizar sua inscrição, escreva para nós no seguinte e-mail: dbuelvas@fundaciongabo.org

©Fundación Gabo 2024 - Todos los derechos reservados.