Veja as reportagens produzidas em 2020 com bolsas de jornalismo de soluções

Para finalizar o ano, o blog apresenta uma retrospectiva com um resumo das 15 reportagens beneficiadas por bolsas entregues pela Fundação Gabo e parceiros.

Os jornalistas produziram reportagens em texto, vídeo e áudio com a verba oferecida.
Priscila Pacheco

Em 2020, a Fundação Gabo lançou dois programas de bolsas para apoiar jornalistas da América Latina durante a produção de reportagens com foco em jornalismo de soluções. Assim, o artigo de hoje traz uma retrospectiva com a apresentação de cada reportagem publicada durante o ano para você observar como as pautas de jornalismo de soluções podem ser diversas.

Confira abaixo as histórias.

Especial Covid-19

O primeiro benefício foi possível graças à aliança entre a Fundação Gabo com a Rede de Jornalismo de Soluções e a Fundação Tinker, que concedeu uma bolsa de $800 dólares para cada pessoa selecionada. 110 propostas com foco em Covid-19 foram enviadas e nove reportagens foram produzidas.

1. Fabricação emergencial de ventiladores mecânicos - Animal Político, México (em espanhol)

Os ventiladores mecânicos são equipamentos importantes para vítimas de Covid-19 em estado grave. A reportagem mostra iniciativas que correram contra o tempo para fabricar mais ventiladores e a custo baixo durante a pandemia. Leia aqui e aqui.

2. Uso do rádio para aulas - El Estímulo, Venezuela (em espanhol)

Para lidar com os problemas de eletricidade e falta de internet, a Fundação Fé e Alegria começou a oferecer aulas pelo rádio aos estudantes que tiveram as escolas fechadas por causa da pandemia. A repórter Kaoru Yonekura conta a história em detalhes. Leia aqui.

3. Voluntários ajudam idosos que moram sozinhos - Histórias que laten, Venezuela (em espanhol)

A reportagem destaca o trabalho de voluntários para auxiliar idosos que moram sozinhos e precisam de alimentos e remédios enquanto estão isolados por causa da pandemia. Além de histórias, a reportagem mostra diversos dados sobre pessoas mais velhas na Venezuela. Você sabia, por exemplo, que o país possui 800.000 idosos vivendo sozinhos por causa da migração dos familiares? Leia aqui.

4. Cultivo de hortas para garantir alimentação - Pacifista!, Colômbia (em espanhol)

O podcast narra como pequenos agricultores de Cajamarca, um povoado de Tolima, na Colômbia, investiu no cultivo de hortas para produzir alimento durante a pandemia e romper com a cadeia de produção de grandes empresas que pouco beneficiam os agricultores. Escute aqui

5. União entre moradores de comunidades pobres - Revista Late, Brasil e Equador (em espanhol)

Soledad Domínguez, no Brasil, e Pablo Campaña, no Equador, contaram como moradores do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, e de Rio Verde, Tungurahua, se uniram para minimizar os impactos da pandemia de Covid-19. As ações foram desde orientações para prevenção até doações de alimentos para os mais necessitados. Leia aqui.

6. Informações no Complexo da Maré - Jornal O Dia, Brasil (em português)

Com textos e fotos, jornalistas relatam ações de moradores do Complexo da Maré, Rio de Janeiro, para minimizar a contaminação de Covid-19. Os moradores investiram em grafite, faixas e carro de som para alertar a vizinhança sobre os riscos da doença. Leia aqui.

7. Uma pesquisa para entender o comportamento da Covid-19 - Matinal, Brasil (em português)

A reportagem mostra os resultados e utilidade de uma pesquisa realizada pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas) que buscou entender o comportamento do Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19, no Brasil. Alguns resultados, inclusive, foram úteis para auxiliar no planejamento de políticas públicas em algumas regiões. Leia aqui.

8. Articulação entre prostitutas e o governo - Latfem, Argentina (em espanhol)

O apelidado “Ministério das Putas”, o sindicato das trabalhadoras sexuais da Argentina, começou a negociar com o governo durante a pandemia para garantir subsídio para alimentação, habitação, documentos para migrantes, entre outras necessidades da comunidade. A reportagem conta em detalhes os processos. Leia aqui

9. Medicina tradicional de povos indígenas - Opinión, Bolívia (em espanhol)

A reportagem traz uma discussão sobre a medicina tradicional de povos indígenas, a falta de evidência científica e a ausência do estado para cuidar dessas populações. Leia aqui

Edição Triângulo Norte e Nicarágua

O segundo programa de bolsas foi especial para países da América Central e contou com o apoio da Fundação Open Society. Seis trabalhos foram produzidos com uma verba de até  $3.400 cada.

1. Monitoramento de dados de Covid-19 - Expediente Público e Artículo 66, Nicarágua (em espanhol)

Devido a desconfiança de que o Ministério da Saúde falseava os dados de casos e óbitos de Covid-19, voluntários se uniram para compilar os números e criaram um Observatório on-line. A reportagem detalha a problemática das fontes oficiais do governo e o trabalho do Observatório pela transparência. Leia aqui.

2. Agricultura orgânica - Arpas, El Salvador (em espanhol)

Com o fim de um projeto de mineração, moradores de Cabañas, norte de El Salvador, começaram a ser treinados para fazer hortas orgânicas. A reportagem conta com texto, fotos, vídeo e um podcast. Leia, assista e ouça aqui. O material também foi veiculado em rádios comunitárias

3. Pesca e empreendedorismo - Jaulas marinhas, Nicarágua (em espanhol)

A reportagem em texto repleta de fotos e um podcast desmembra a tradição pesqueira da Nicarágua, apresenta histórias de pescadores, medidas para pesca sustentável e fonte de financiamento para as comunidades. Leia e ouça aqui.

4. Prevenção contra a violência - En Alta Voz, Honduras (em espanhol)

A série de reportagens mostra iniciativas realizadas em San Pedro Sula, em Honduras, para evitar que jovens sejam vítimas da violência e entre em gangues. Leia aqui e aqui.

5. Resgate de animais - Artículo 66, Nicarágua (em espanhol)

O veículo de comunicação produziu uma série de reportagens com foco em jornalismo de soluções. Um dos textos é sobre centros de resgates de animais silvestres da Nicarágua e da Costa Rica. O foco é o que a Nicarágua pode aprender com o país vizinho para ter um centro de resgate melhor. Leia aqui

6. Corredor seco - El Periódico, Guatemala (em espanhol)

A reportagem traz um panorama da crise climática e insegurança alimentar que assola a população do chamado corredor seco da Guatemala. Entretanto, também destaca medidas que estão sendo implementadas para combater o problema, por exemplo, produção comunitária e gestão de microbacias aquáticas. Leia aqui a partir da página 14.

Sobre o projeto de jornalismo de soluções na América Latina

A Fundação Gabo e a Rede de Jornalismo de Soluções (SJN, sigla em inglês) trabalham em aliança em um projeto que busca formar e incentivar jornalistas da América Latina a aplicar o jornalismo de soluções, enfoque que busca investigar e narrar histórias que abordem respostas que dão ou poderiam dar a cidadãos e instituições a problemas sociais na região.

O projeto, apoiado pela Fundação Tinker, contempla a difusão e apropriação de ferramentas e guias, assim como a realização de atividades de formação como workshop, seminários virtuais e desenvolvimento de espaços de aprendizagem em redações de alguns veículos de comunicação da região interessados na modalidade.

©Fundación Gabo 2019 - Todos los derechos reservados.