Abertas as inscrições para o Prémio Roche de Jornalismo em Saúde da América Latina

LEER EN ESPAÑOL Com o intuito de reconhecer o talento e o compromisso social dos jornalistas latino-americanos, os Laboratórios Roche América Latina lançam a primeira ediço do Prémio Roche de Jornalismo em Saúde. Este reconhecimento do jornalismo científico na área da saúde é realizado em parceria com a Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI, sigla em espanhol), entidade reconhecida na América Latina que será responsável pela Secretaria Técnica, desde a elaboração do regulamento até a seleção do juri e dos vencedores do prémio. As inscrições começam no dia 15 de janeiro e terminam em 15 de abril de 2013. Na sua primeira edição, o Prémio Roche de Jornalismo em Saúde premiará trabalhos publicados em 2012 em duas categorias: Jornalismo escrito (impresso ou digital) Televisão e vídeo O Prémio Roche de Jornalismo em Saúde premiará anualmente jornalistas ou equipes de mídia na região que apresentem trabalhos individuais ou séries de reportagens que enfoquem 6 temas principais: a. Inovação e cuidados com a saúde b. Biotecnologia na área da saúde c. Acesso a tratamentos de saúde d. Investigação e desenvolvimento em temas de saúde e. Regulação e políticas públicas em saúde f. Oncologia O processo de seleção será realizado em duas fases por uma banca de profissionais de imprensa. O juri escolherá trós finalistas de cada categoria, e um vencedor. O prémio será uma bolsa que habilitará cada vencedor a participar  de um workshop da FNPI[1], com todas as despesas pagas. Além disso, os vencedores do concurso serão convidados a participar da cerimónia de entrega do prémio, onde lhes será outorgado um diploma[2]. Os finalistas, por sua vez, serão contemplados com um diploma de reconhecimento por sua destacada participação.  Os vencedores serão anunciados em julho de 2013, durante o Roche Press Day, fórum educacional de jornalismo científico organizado pela divisão farmacéutica e que este ano acontecerá no Chile. "Mais uma vez, a Roche demonstra o seu compromisso com a qualidade e o desenvolvimento jornalístico em temas voltados à saúde na América Latina ao unir-se Á  FNPI, entidade fundada pelo jornalista e escritor Gabriel García Márquez, para promover o espírito de inovação em saúde", afirma José Luis Méndez, Gerente de Relações Institucionais dos Laboratórios Roche Colómbia. Segundo Ricardo Cure, Diretor executivo da FNPI, "A participação da FNPI, que será reponsável pela Secretaria Técnica do Prémio, faz parte de seu compromisso com o reconhecimento e o estímulo í  qualidade em investigação, cobertura e narrativa de temas importantes para a América Latina. Estamos convencidos de que a exaltação do bom jornalismo em saúde contribui para fortalecer políticas públicas que garantem o respeito pelos direitos humanos e o desenvolvimento sustentável e inclusivo em nossos países."

Informações completas sobre o prémio, o regulamento, as categorias, datas de abertura e encerramento das inscrições e o processo de inscrição, podem ser encontradas na página do prémio: www.premiorochedeperiodismo.com.

Sobre a Roche

Sediada em Basiléia, na Suíça, a Roche é uma das líderes mundiais no setor de saúde, com foco na investigação, atuando fortemente e de modo combinado nas áreas farmacéuticas e de diagnóstico. A Roche é a maior empresa de biotecnologia do mundo e tem medicamentos realmente diferenciados  nas áreas de oncologia, virologia, inflamação, metabolismo e sistema nervoso central. Além disso, a Roche é líder mundial em diagnóstico in vitro e no diagnóstico tecidual de câncer, e pioneira no tratamento do diabetes. As estratégias de medicina personalizada da Roche tém como foco o fornecimento de medicamentos e ferramentas de diagnóstico que possibilitem melhoras tangíveis na saúde, qualidade de vida e sobrevida dos pacientes. Em 2011, a Roche tinha mais de 80.000 funcionários em todo o mundo e investiu mais de 8 milhões de francos suíços em pesquisa e desenvolvimento. O grupo registrou vendas de 42.500 milhões de francos suíços. A Genetech, nos Estados Unidos, pertence totalmente ao Grupo Roche. A Roche tem participação majoritária na Chugai Pharmaceutical, do Japão. Mais informações no site www.roche.com. Sobre a Fundação Gabriel García Márquez de Novo Jornalismo Ibero-americano A FNPI trabalha pela exceléncia jornalística e sua contribuição para os processos de democracia e desenvolvimento nos países ibero-americanos e do Caribe. É estruturada dentro dos padrões de exceléncia em jornalismo, traçados por seu fundador Gabriel García Márquez. Cada ano, a FNPI organiza em benefício dos jornalistas, diretamente ou em parceria com outras instituições, um conjunto de atividades e serviços, entre eles workshops, seminários, conferéncias, prémios, redes de apoio, publicações para um intercâmbio de conhecimentos e experiéncias. Mais informações podem ser encontradas no site www.fnpi.org.

Assessoria de imprensa: Stephanny Rúa Pantoja
Tel: (57 5) 6645890 Ext. 123
E-mail: srua@fnpi.org
premioroche@fnpi.org
Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano - FNPI -
www.fnpi.org
Cartagena de Indias, Colombia

[1] A bolsa poderá ser usada dentro do período de um ano após a cerimônia de premiação e só contemplará workshops da FNPI  que tenham até 5 dias de duração.
[2]O país sede de Roche Press Day pode mudar. Neste caso, os ganhadores serão avisados com antecipação.