Perguntas frequentes sobre o Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas -FINND- (Quinta edição)
28 de Octubre de 2023

Tire suas dúvidas e inscreva-se para ganhar uma das 14 bolsas de até 5.000 dólares que o fundo vai entregar.

A 5ª edição do Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas (FINND) é fruto da parceria entre a Fundação Gabo e a Open Society Foundations (OSF), que busca apoiar a investigação e a publicação de trabalhos jornalísticos que abordem, de forma inovadora, os desafios, brechas e oportunidades relacionadas às políticas para drogas na América Latina. Nesta edição, será dado até 14* bolsas entre 3.500 e 5.000 dólares para projetos de investigação na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Inscreva-se aqui

O que o projeto quer dizer com Novas Narrativas sobre Drogas

Se você já viu os requisitos para a inscrição e tem dúvidas sobre como participar, aqui você pode sanar alguma inquietação relacionada com o processo de inscrição:

»Quem pode se inscrever no Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas-FINND-?

Jornalistas que residem ou desenvolvem suas investigações na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

» Como é o processo de inscrição?

As pessoas interessadas em se inscrever no Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas (FINND) devem se inscrever na plataforma de inscrições da Fundação Gabo. No caso de ser um trabalho coletivo, é preciso dar os nomes e dados de contato (telefone e email) das pessoas que estariam envolvidas na investigação. Também é preciso ter uma autorização expressa das pessoas citadas.

»Quantas propostas posso apresentar?

Podem ser inscritas até duas propostas de trabalho: um dos projetos de maneira individual; a outra proposta deve ser grupal.

»O que acontece se não tenho uma carta de compromisso no momento de fazer a inscrição?

No caso de você ser um jornalista “freelancer” e não possuir uma carta de compromisso de algum meio, é possível inscrever e anexar este formato.

»Minha proposta deve ser feita em qual idioma?

A proposta pode ser feita em espanhol ou português.

»As mentorias serão feitas em quais idiomas?

As mentorias serão em espanhol ou português.

»Há limitações em relação ao número de jornalistas que formam uma equipe de inscrição a uma das bolsas?

Não há limitações. O importante é que haja um representante da equipe que seja o representante frente à Fundação Gabo, tanto para receber a bolsa, como para coordenar as reuniões de mentorias, e, além disso, para prestar contas dos avanços da investigação jornalística proposta.

»A convocatória é exclusiva para jornalistas?

Não. A convocatória também está aberta a pessoas de ofícios ou profissões que não o jornalismo. O importante é que o trabalho proposto seja jornalístico. O Fundo é destinado a investigações ou coberturas jornalísticas sobre temas de drogas.

Posso se me inscrever se não cobri antes temas de drogas?

Sim. O crucial é que sua proposta cumpra com as regras da convocatória, que seja clara e que dê detalhes sobre os objetivos, o orçamento e como ela será desenvolvida.

»Em quais formatos posso me inscrever?

Serão aceitas propostas que possam ser feitas em formato de texto, vídeo, áudio, fotografia ou multimídia. São válidas também para investigações que derivem em formatos jornalísticos não tradicionais, como a sátira jornalística, scrollytelling, novela gráfica, cómic ou otros.

Não são válidas propostas de livros nem exposições.

»Podem ser incluídos gastos com honorários, seguros e afins no orçamento?

Sim. No orçamento podem ser incluídos gastos relacionados a honorários da equipe jornalística que vão trabalhar no projeto (jornalistas, fotógrafos, editores e/ou designers, por exemplo).

Também poderão ser incluídos viagens ou traslados, seguros médicos e todos os gastos associados diretamente com a produção do projeto.

»Há algum tipo de gasto que não deva ser incluído no orçamento?

Não devem ser incluídas compras de equipamentos que passem 2.000 dólares.

»Como será feita a entrega dos recursos?

Os recursos vão ser transferidos para a conta bancária da pessoa designada pela equipe, que vai manter um contato direto com a equipe da Fundação Gabo para efeitos administrativos. A entrega do dinheiro da bolsa será feita da seguinte maneira:

• O 40% do valor total de cada bolsa será transferido para uma conta bancária no nome da pessoa designada pela equipe como representante do grupo em até 20 dias após a publicação dos selecionados, uma vez que o participante envie a documentação exigida.

• 30% vai ser depositado quando o jornalista ou equipe envie ao pessoal do Fundo os avanços relativos à data e o plano de trabalho com os passos a seguir.

• 30% final será depositado após a publicação da história. Os projetos financiados com recursos dos Fundos deverão ser publicados no mais tardar até 30 de junho de 2024.

»Quando da publicação dos trabalhos, deverá ser incluída alguma menção às instituições que financiam o projeto?

É possível incluir, nos projetos relacionados com o apoio do Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas -FINND-, o seguinte enunciado nas publicações finais:

“Este projeto/documentário/investigação/podcast foi produzido graças ao apoio do Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas da Fundação Gabo”.

» Quais são os requisitos para a inscrição?

Para se inscrever você tem que preencher o formulário de inscrição por meio da plataforma Fundação Gabo antes de 23 de novembro às 11:59 p.m. (horário da Colômbia). Além disso, você precisa anexar:

• Uma proposta de trabalho jornalístico que queira desenvolver por meio da plataforma de inscrições.

• Um orçamento e um cronograma do trabalho jornalístico a ser feito. Para isso, você pode preencher este formato com tal informação e anexá-lo na sua inscrição nos respectivos campos.

• Dois trabalhos jornalísticos de sua autoria ou de um representante de sua equipe, que tenham sido publicados no último ano. Serão avaliados positivamente os trabalhos que abordem temas relacionados às drogas (opcional).

• Uma carta de apoio de seu meio de comunicação na qual expresse o compromisso deste de publicar a história proposta. No caso de ser “freelancer” e não ter o compromisso de publicação de um meio, você pode preencher a anexar este formato.

»Quais propostas o Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas -FINND- não apoia?

O FINND não apoia propostas jornalísticas baseadas em narrativas tradicionais sobre drogas, ou seja, coberturas focadas, por exemplo, na historiografia criminal e perfis de traficantes de drogas. Em geral, não serão levadas em conta inscrições que reproduzam estereótipos e lugares comuns sobre a produção, distribuição e consumo de drogas.