Veja as reportagens produzidas em 2020 com bolsas de jornalismo de soluções

28 de Diciembre de 2020

Veja as reportagens produzidas em 2020 com bolsas de jornalismo de soluções

Para finalizar o ano, o blog apresenta uma retrospectiva com um resumo das 15 reportagens beneficiadas por bolsas entregues pela Fundação Gabo e parceiros.

Os jornalistas produziram reportagens em texto, vídeo e áudio com a verba oferecida.
Priscila Pacheco

 

Em 2020, a Fundação Gabo lançou dois programas de bolsas para apoiar jornalistas da América Latina durante a produção de reportagens com foco em jornalismo de soluções. Assim, o artigo de hoje traz uma retrospectiva com a apresentação de cada reportagem publicada durante o ano para você observar como as pautas de jornalismo de soluções podem ser diversas.

Confira abaixo as histórias.

 

Especial Covid-19

O primeiro benefício foi possível graças à aliança entre a Fundação Gabo com a Rede de Jornalismo de Soluções e a Fundação Tinker, que concedeu uma bolsa de $800 dólares para cada pessoa selecionada. 110 propostas com foco em Covid-19 foram enviadas e nove reportagens foram produzidas. 

1. Fabricação emergencial de ventiladores mecânicos - Animal Político, México (em espanhol)

Os ventiladores mecânicos são equipamentos importantes para vítimas de Covid-19 em estado grave. A reportagem mostra iniciativas que correram contra o tempo para fabricar mais ventiladores e a custo baixo durante a pandemia. Leia aqui e aqui.

2. Uso do rádio para aulas - El Estímulo, Venezuela (em espanhol)

Para lidar com os problemas de eletricidade e falta de internet, a Fundação Fé e Alegria começou a oferecer aulas pelo rádio aos estudantes que tiveram as escolas fechadas por causa da pandemia. A repórter Kaoru Yonekura conta a história em detalhes. Leia aqui.

3. Voluntários ajudam idosos que moram sozinhos - Histórias que laten, Venezuela (em espanhol)

A reportagem destaca o trabalho de voluntários para auxiliar idosos que moram sozinhos e precisam de alimentos e remédios enquanto estão isolados por causa da pandemia. Além de histórias, a reportagem mostra diversos dados sobre pessoas mais velhas na Venezuela. Você sabia, por exemplo, que o país possui 800.000 idosos vivendo sozinhos por causa da migração dos familiares? Leia aqui.

4. Cultivo de hortas para garantir alimentação - Pacifista!, Colômbia (em espanhol)

O podcast narra como pequenos agricultores de Cajamarca, um povoado de Tolima, na Colômbia, investiu no cultivo de hortas para produzir alimento durante a pandemia e romper com a cadeia de produção de grandes empresas que pouco beneficiam os agricultores. Escute aqui

5. União entre moradores de comunidades pobres - Revista Late, Brasil e Equador (em espanhol)

Soledad Domínguez, no Brasil, e Pablo Campaña, no Equador, contaram como moradores do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, e de Rio Verde, Tungurahua, se uniram para minimizar os impactos da pandemia de Covid-19. As ações foram desde orientações para prevenção até doações de alimentos para os mais necessitados. Leia aqui.

6. Informações no Complexo da Maré - Jornal O Dia, Brasil (em português)

Com textos e fotos, jornalistas relatam ações de moradores do Complexo da Maré, Rio de Janeiro, para minimizar a contaminação de Covid-19. Os moradores investiram em grafite, faixas e carro de som para alertar a vizinhança sobre os riscos da doença. Leia aqui.

7. Uma pesquisa para entender o comportamento da Covid-19 - Matinal, Brasil (em português)

A reportagem mostra os resultados e utilidade de uma pesquisa realizada pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas) que buscou entender o comportamento do Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19, no Brasil. Alguns resultados, inclusive, foram úteis para auxiliar no planejamento de políticas públicas em algumas regiões. Leia aqui.

8. Articulação entre prostitutas e o governo - Latfem, Argentina (em espanhol)

O apelidado “Ministério das Putas”, o sindicato das trabalhadoras sexuais da Argentina, começou a negociar com o governo durante a pandemia para garantir subsídio para alimentação, habitação, documentos para migrantes, entre outras necessidades da comunidade. A reportagem conta em detalhes os processos. Leia aqui

9. Medicina tradicional de povos indígenas - Opinión, Bolívia (em espanhol)

A reportagem traz uma discussão sobre a medicina tradicional de povos indígenas, a falta de evidência científica e a ausência do estado para cuidar dessas populações. Leia aqui

 

Edição Triângulo Norte e Nicarágua

O segundo programa de bolsas foi especial para países da América Central e contou com o apoio da Fundação Open Society. Seis trabalhos foram produzidos com uma verba de até  $3.400 cada.  

1. Monitoramento de dados de Covid-19 - Expediente Público e Artículo 66, Nicarágua (em espanhol)

Devido a desconfiança de que o Ministério da Saúde falseava os dados de casos e óbitos de Covid-19, voluntários se uniram para compilar os números e criaram um Observatório on-line. A reportagem detalha a problemática das fontes oficiais do governo e o trabalho do Observatório pela transparência. Leia aqui.  

2. Agricultura orgânica - Arpas, El Salvador (em espanhol)

Com o fim de um projeto de mineração, moradores de Cabañas, norte de El Salvador, começaram a ser treinados para fazer hortas orgânicas. A reportagem conta com texto, fotos, vídeo e um podcast. Leia, assista e ouça aqui. O material também foi veiculado em rádios comunitárias

3. Pesca e empreendedorismo - Jaulas marinhas, Nicarágua (em espanhol)

A reportagem em texto repleta de fotos e um podcast desmembra a tradição pesqueira da Nicarágua, apresenta histórias de pescadores, medidas para pesca sustentável e fonte de financiamento para as comunidades. Leia e ouça aqui.

4. Prevenção contra a violência - En Alta Voz, Honduras (em espanhol)

A série de reportagens mostra iniciativas realizadas em San Pedro Sula, em Honduras, para evitar que jovens sejam vítimas da violência e entre em gangues. Leia aqui e aqui.  

5. Resgate de animais - Artículo 66, Nicarágua (em espanhol)

O veículo de comunicação produziu uma série de reportagens com foco em jornalismo de soluções. Um dos textos é sobre centros de resgates de animais silvestres da Nicarágua e da Costa Rica. O foco é o que a Nicarágua pode aprender com o país vizinho para ter um centro de resgate melhor. Leia aqui

6. Corredor seco - El Periódico, Guatemala (em espanhol)

A reportagem traz um panorama da crise climática e insegurança alimentar que assola a população do chamado corredor seco da Guatemala. Entretanto, também destaca medidas que estão sendo implementadas para combater o problema, por exemplo, produção comunitária e gestão de microbacias aquáticas. Leia aqui a partir da página 14.

 

Sobre o projeto de jornalismo de soluções na América Latina

A Fundação Gabo e a Rede de Jornalismo de Soluções (SJN, sigla em inglês) trabalham em aliança em um projeto que busca formar e incentivar jornalistas da América Latina a aplicar o jornalismo de soluções, enfoque que busca investigar e narrar histórias que abordem respostas que dão ou poderiam dar a cidadãos e instituições a problemas sociais na região.

O projeto, apoiado pela Fundação Tinker, contempla a difusão e apropriação de ferramentas e guias, assim como a realização de atividades de formação como workshop, seminários virtuais e desenvolvimento de espaços de aprendizagem em redações de alguns veículos de comunicação da região interessados na modalidade.

 

©Fundación Gabo 2019 - Todos los derechos reservados.