Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas -FINND- (quinta edição)

Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas -FINND- (quinta edição)


A 5ª edição do Fundo de Investigação e Novas Narrativas sobre Drogas (FINND) é uma parceria entre a Fundação Gabo e a Open Society Foundations (OSF), que visa apoiar a pesquisa e a publicação de trabalhos jornalísticos que abordem, de forma inovadora, os desafios e oportunidades relacionados à política de drogas na América Latina.

Nesta edição, serão concedidas no máximo 14* bolsas de US$ 3.500 a US$ 5.000 para o desenvolvimento de projetos de investigação na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

*O número de bolsas será definido pela Fundação Gabo com base na qualidade das propostas avaliadas e de acordo com os critérios estabelecidos nesta convocação.

Inscreva-se aqui 

O que o projeto quer dizer com Novas Narrativas sobre Drogas

» Quais temas podem ser inscritos?

Serão priorizadas propostas que estejam dentro das seguintes linhas temáticas:

  • Saúde pública: redução de riscos e danos, criminalização e regulamentação, uso problemático de drogas e tratamento, impactos e resultados da legislação sobre usuários de substâncias psicoativas criminalizadas.

  • Direitos humanos: impactos da guerra às drogas em minorias, mercados urbanos de drogas (microtráfico), prisões, repressão e militarização, governança e narcopolítica, raça e migração.

  • Gênero: vulnerabilidade e estigmatização, vitimização, pobreza e marginalização, empoderamento e agência.

  • Meio ambiente: efeitos da guerra contra as drogas nos ecossistemas ambientais, desmatamento, poluição e conflitos ambientais, bem como culturas ilícitas, produtores, desenvolvimento rural, atores armados, economias ilegais e erradicação.

  • Guerra às drogas: impacto sobre a saúde, o desenvolvimento humano, a soberania territorial, e os recursos naturais, o impacto da violência estatal ou privada sobre a educação, a saúde e/ou o desenvolvimento humano. Por sua vez, propostas relacionadas à violência e às desigualdades em comunidades marginalizadas, impactos em comunidades indígenas, camponesas ou racializadas e militarização.

  • Inovação e soluções de políticas públicas sobre o fenômeno das drogas: relacionadas, por exemplo, à cobertura de questões como a regulamentação da cannabis, usos alternativos da folha de coca, salas de consumo supervisionado, entre outras.

» Sua proposta deve estar dentro de quais categorias?

Sua proposta pode estar dentro das seguintes categorias:

  • Jornalismo local: aplica-se a propostas jornalísticas de âmbito estadual, municipal ou hiperlocal e mídia comunitária ou regional. O projeto apresentado deve se concentrar na dinâmica que afeta as regiões onde os jornalistas vivem e/ou trabalham, e será dada prioridade a projetos fora de capitais que incluam uma abordagem de jornalismo de soluções.

  • Novos formatos: referem-se a formatos que ajudam a comunicar os resultados do jornalismo investigativo de maneiras inovadoras. Por exemplo: documentários multimídia, editoriais em vídeo, sátira jornalística, scrollytelling e outras narrativas jornalísticas não tradicionais. 

  • Jornalismo colaborativo e transnacional: serão considerados os projetos que promovam o jornalismo colaborativo, especialmente aqueles que envolvam parcerias entre jornalistas que trabalham em capitais e repórteres e pesquisadores locais, ou membros de mídia comunitária ou regional, bem como coletivos de comunicação.

  • Jornalismo investigativo: a inscrição deve conter uma hipótese e proposta de pesquisa e um plano a ser desenvolvido nos seguintes formatos: texto, jornalismo em áudio (rádio, podcast), vídeo e imagem.

 

» Em quais formatos você pode se inscrever?

São aceitas propostas desenvolvidas em texto, vídeo, áudio, fotografia ou formato multimídia. Também são elegíveis investigações derivadas de formatos jornalísticos não tradicionais, como sátira jornalística, scrollytelling, graphic novels, histórias em quadrinhos ou outros.

Propostas para livros ou exposições não são elegíveis.

 

» Quais são os requisitos para se inscrever?

Para se inscrever, você deve preencher o formulário de inscrição na plataforma da Fundação Gabo antes de 23 de novembro, às 23h59 (horário da Colômbia). Você também deve anexar o seguinte na sua inscrição:

  • Uma proposta do trabalho jornalístico a ser desenvolvido, cuja descrição deve ser feita na plataforma de inscrição. Observação: para o orçamento, deve-se levar em conta que não é permitida a compra de equipamentos que somem mais de USD 2.000 com recursos do FINND. 

Na plataforma de inscrição, você deve preencher as seguintes informações:

-Descrição de sua proposta (até 800 palavras)

-Categoria e linha temática de seu projeto

-Objetivo e justificativa do projeto

-Formato em que o projeto será desenvolvido

-Fontes a serem consultadas

-Estratégia de divulgação e comunicação

-Agendar

  • Um texto de no máximo 500 palavras, incluindo uma reflexão sobre o que você considera ter sido o impacto da "guerra às drogas" no país, cidade, região ou área em que você desenvolverá seu projeto.

  • Uma amostra de dois trabalhos jornalísticos de sua autoria ou de um representante de sua equipe, publicados no último ano. Trabalhos que abordem a questão das drogas (opcional) serão valorizados positivamente.

  • Se você estiver vinculado a um meio de comunicação, deverá enviar uma carta assinada pela pessoa que dirige ou gerencia o meio de comunicação, expressando o compromisso do meio de comunicação em publicar a história proposta.

  • Se você for um jornalista freelancer e não tiver o compromisso de um meio de comunicação de publicar a história, deverá preencher e anexar este formulário.

Observação: Somente serão válidas inscrições realizadas por meio do formulário disponível no site da Fundação Gabo, com os formulários acima mencionados anexados. As inscrições feitas por e-mail, mídia social ou outros meios não serão consideradas.

Aviso legal: O Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas - FINND - está sujeito às leis dos Estados Unidos e às disposições do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos Estados Unidos. Portanto, os beneficiários não podem solicitar o uso dos recursos do Fundo para entrevistar indivíduos ou entidades legais sancionadas pelo OFAC. Você pode consultar a lista completa de pessoas e entidades sancionadas aqui.

 

» Como se inscrever?

Para se inscrever na Bolsa de produção de investigação siga as etapas abaixo:

1. Clique no botão fúcsia "Registrar".

2. Faça login em nossa nova plataforma de aplicativos ou, se ainda não tiver uma conta, inscreva-se com seu e-mail, Facebook ou conta do Google.

4. Preencha o formulário exibido na plataforma e anexe os documentos necessários mencionados em "Requisitos de inscrição".

5. Clique em enviar.

 

Para obter mais informações, escreva para Jessica Arrieta Majul em jarrieta@fundaciongabo.org. Se tiver algum problema durante a inscrição, escreva para Karoll Pineda em kpineda@fundaciongabo.org.

 

» Cronograma 

  • Data de publicação da convocatória de inscrição: 26 de setembro de 2023

  • Data de encerramento das inscrições: 23 de novembro de 2023

  • Publicação dos participantes selecionados: março de 2024

  • Workshop introdutório virtual: abril de 2023

 

Para sua inscrição também leve em conta...

» Qual o valor das bolsas em disputa?

Nesta edição, serão concedidas até 14 bolsas de 3.500 a 5.000 dólares a pessoas que trabalham como jornalistas freelancers ou jornalistas ligados a um meio de comunicação, que desenvolvem seus projetos em um dos países priorizados pelo FINND.

 

» O que você ganha quando recebe um subsídio do Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas – FINND?

Se você for um dos indivíduos ou equipes selecionados como bolsista, receberá os seguintes benefícios:

  • Uma vaga em um workshop virtual da Fundação Gabo sobre novas narrativas sobre drogas. 

  • Um estímulo econômico que será usado para a investigação e publicação do seu projeto.

  • Acesso a mentoria jornalística durante os três meses de seu projeto. Um mentor será designado a você, de acordo com a linha temática ou o formato do seu projeto.

Observação: o valor que será concedido a cada pessoa ou equipe selecionada é definido pelo comitê de seleção do FINND, de acordo com os critérios descritos na convocação de propostas.

 

» Quais propostas o Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas (FINND) não apoia?

O FINND não apoia propostas jornalísticas baseadas em narrativas tradicionais sobre drogas, ou seja, coberturas focadas, por exemplo, em historiografia criminal e perfis de traficantes de drogas. Em geral, não são consideradas propostas que reproduzam estereótipos e lugares-comuns sobre produção, distribuição e consumo de drogas.

 

» Quem pode se candidatar a este Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas-FINND-?

Jornalistas que vivem ou trabalham na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

 

» Quais são os critérios de seleção para o Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas-FINND?

Os critérios que serão levados em conta para a avaliação das propostas são:

  • Viabilidade da proposta: plano de trabalho realizável em três meses (pesquisa, produção, edição e publicação).

  • Inovação na narrativa proposta: contribuição para o desenvolvimento de novos tipos de conteúdo, formatos, linguagens e formas de relacionamento com o público.

  • Originalidade do assunto: uso de uma narrativa livre de estereótipos na cobertura de questões relacionadas a drogas.

  • Relevância: profundidade com que a pauta será abordada e sua relação com pelo menos uma das categorias e temas propostos nos termos do Fundo de Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas.

  • Plano de divulgação do projeto: estratégia de divulgação, público-alvo, alcance nas redes sociais e/ou alianças com outras mídias para aumentar o impacto do conteúdo.

 

Veja aqui os termos e condições da quinta edição do Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas-FINND-.

Información de la actividad: 

©Fundación Gabo 2024 - Todos los derechos reservados.