A FNPI –Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano e o CAF -banco de desenvolvimento da América Latina convocam para o workshop Investigando o Poder: a cobertura de novos governos, que será realizado dia 30 de novembro em São Paulo, no Brasil. Seleccionados para o workshop.
» Descrição do workshop
Na era das fake news e da propaganda política, o jornalismo é fundamental para combater a desinformação. Nesse sentido, costuma-se dar muita ênfase em como cobrir processos eleitorais, que são fundamentais, mas insuficientes para garantir o desenvolvimento das democracias nos nossos países. Este workshop tomará uma via diferente e se enfocará no que fazer nos meses seguintes às eleições.
O workshop terá duração de um dia, e nele participarão 15 jornalistas, entre repórteres e chefes de redação, que serão guiados por Hugo Alconada Mon para analisar o papel do jornalismo no atual contexto político brasileiro. A chegada de um novo governo em meio a um clima de polarização desata dinâmicas de poder e de debate público. Nesse cenário, o bom jornalismo, a investigação e a fiscalização são peças chave.
Em uma jornada de reflexão e prática, o grupo irá abordar e resolver questões como: Quais são os desafios de fiscalizar um novo governo? Como promover o diálogo e o debate público em climas de polarização? Qual valor agregado deveria oferecer o jornalismo nesses contextos? Como planejar investigações com profundidade? Como coordenar sinergias com outras áreas da redação? O que fazer quando os recursos destinados a esses projetos são cada vez mais escassos?
Durante o workshop serão revisadas as dinâmicas de poder, a ética como eixo central do trabalho jornalístico, a verificação do discurso, a análise de dados e as notícias falsas.
Além disso, haverá um componente prático: serão discutidas as lições que podem ser tiradas no contexto das eleições no Brasil e seu recém-eleito presidente.
Linhas temáticas:
- Contexto político latino-americano
- Fiscalização e poder
- Independência
- Investigação
- Influência das redes sociais
Observação: o workshop será ministrado em espanhol.
» Condutor
Hugo Alconada Mon
Foi correspondente nos Estado Unidos, especializado em investigações sobre corrupção, lavagem de ativos e fraudes corporativas. Autor de quatro livros (e dois mais a caminho). Vencedor dos prêmio Adepa (2000 e 2012), “Pedro Joaquín Chamorro” (Sociedade Interamericana de Imprensa, 2009), Grupo de Diarios de América (GDA, 2012), Cruz del Sur (2013), Transparência Internacional/YPIS (2014) como melhor investigação jornalística na América Latina, FOPEA (2016), Santa Clara de Asis (2017), Konex (2017) e Moors Cabot (2018). É advogado formado pela Universidad Nacional de la Plata. Tem mestrado em Artes Liberais pela Universidad de Navarra e é professor visitante na Universidade de Misouri e na de Columbia.
» Participantes
Serão selecionados através de processo público e convite direto até 15 chefes de redação e repórteres especializados em política ou internacional de meios brasileiros que tenham ao menos três anos de experiência.
» Apoios
Graças ao CAF – banco de desenvolvimento da América Latina – este workshop não tem custo e os participantes poderão contar com os seguintes apoios:
- Duas passagens nacionais em classe econômica para jornalistas de fora de São Paulo.
- Alojamento por uma noite em quarto individual, com café da manha incluído, para 2 participantes de fora de São Paulo.
- A alimentação será programada de acordo à agenda do workshop.
Inscreva-se aqui para o workshop Investigando o Poder: a cobertura de novos governos.
» Contato para quaisquer dúvidas
Jessica Arrieta Majul
Coordenadora de projetos
Email: jarrieta@fnpi.org
Celular: +57 3166408792