Do texto ao podcast: 7 histórias de jornalismo de soluções em diferentes mídias

Do texto ao podcast: 7 histórias de jornalismo de soluções em diferentes mídias

Histórias de soluções não são restritas a textos e podem ser contadas em diferentes formatos.

 Jornalismo em quadrinhos é uma alternativa que pode ser utilizada para contar uma história de soluções. Ilustração: Alexandre De Maio/Outride.rs
Priscila Pacheco

 

No primeiro artigo em português publicado neste blog comentamos brevemente que, da mesma maneira que o jornalismo de soluções pode ser aplicado em diferentes editorias, também não é restrito a um formato. Agora, mostramos com mais detalhes as possibilidades de variar na produção. Para isso selecionamos sete exemplos com pautas desenvolvidas em texto, fotografias, vídeo para internet, reportagem de televisão, podcast, reportagem em quadrinhos e especial multimídia. Confira!

 

1. Indígenas do Xingu contra a Covid-19

A jornalista Beatriz Jucá narrou em texto a história de indígenas da aldeia Ipatse, no Xingu (Mato Grosso), que adaptaram um aplicativo para rastrear casos suspeitos de Covid-19, inauguraram a própria unidade de saúde com cilindros de oxigênio e contrataram médico e enfermeira com dinheiro de doações. Até setembro de 2020, quando a reportagem foi publicada no El País Brasil, a aldeia não havia registrado nenhum óbito causado pela Covid-19.

 

2. Pandemia de Covid-19 controlada no Paraguai

O argentino La Nación investiu em fotografias para contar que as medidas de combate ao novo coronavírus tiveram sucesso no Paraguai. Segundo a publicação de maio, 80% dos habitantes obedeceram com rigidez as medidas de isolamento. As imagens são do fotógrafo Jorge Sáenz, da Associated Press (AP).

 

3. Comunidade indígena argentina investe em energia solar

O também argentino RedAcción produziu uma reportagem em um vídeo de sete minutos direto para a internet. A publicação mostra como o investimento em energia solar mudou a vida da comunidade índigena jujeña, que vivia com poucas horas de energia elétrica diariamente por causa de um racionamento no povoado Olaruz Chico.  

 

4. Ações para conter a violência contra a mulher

A jornalista Gracielly Bittencourt produziu para a TV Brasil uma reportagem sobre ações realizadas pelo país para lutar contra a violência que atinge as mulheres. Na televisão, a jornalista mostrou exemplos como os da ONG Mulheres de Atitude, em Brasília, que já auxiliou ao menos cinco mil pessoas por meio de atendimento psicológico e jurídico e capacitação, e a Ronda Maria da Penha, que garante o cumprimento de medidas protetivas, em Salvador (BA).

 

5. Cultivo de hortas para garantir alimentação durante a pandemia de Covid-19

O colombiano Pacifista! apostou no formato de podcast para narrar como pequenos agricultores de Cajamarca, um povoado de Tolima, na Colômbia, investiu no cultivo de hortas para produzir alimento durante a pandemia e romper com a cadeia de produção de grandes empresas que pouco beneficiam os agricultores.

A pauta foi uma das selecionadas pelo programa de bolsas 2020 da Fundação Gabo e da Rede de Jornalismo de Soluções, com apoio da Fundação Tinker.

 

6. Moradores das periferias de São Paulo lutam contra problemas causados pela pandemia

O polonês Outride.rs planejou uma reportagem em quadrinhos para mostrar como moradores de áreas pobres de São Paulo estavam se unindo para lidar com a pandemia de Covid-19. Foram contadas as histórias dos habitantes de Paraisópolis e Heliópolis, as duas maiores favelas de São Paulo, e da Brasilândia, distrito que possui 30% dos domicílios em favelas. Em Heliópolis, por exemplo, é mostrado que a associação de moradores se uniu com a unidade de saúde para informar a população sobre as medidas de proteção. Além disso, um projeto para costurar máscaras de tecido garantiu renda para pessoas que ficaram sem trabalho ou tiveram o salário reduzido durante a pandemia.

Os desenhos são de Alexandre De Maio, quadrinista referência em jornalismo de quadrinhos no Brasil. A produção e escrita dos roteiros são de Priscila Pacheco, que assina os artigos em português aqui no blog. A reportagem teve o apoio da Rede de Jornalismo de Soluções e foi publicada em português, espanhol, inglês e polonês.

 

7. Agrofloresta na Amazônia

Em 2017, o InfoAmazonia publicou um especial multimídia sobre como agricultores familiares, técnicos e governantes contribuíam para o país produzir alimentos e ao mesmo tempo recuperar a floresta amazônica no Brasil por meio da agrofloresta. O especial conta com pequenos textos, fotos, vídeos curtos e mapa interativo.

 

Sobre o projeto de jornalismo de soluções na América Latina

A Fundação Gabo e a Rede de Jornalismo de Soluções (SJN, sigla em inglês) trabalham em aliança em um projeto que busca formar e incentivar jornalistas da América Latina a aplicar o jornalismo de soluções, enfoque que busca investigar e narrar histórias que abordem respostas que dão ou poderiam dar a cidadãos e instituições a problemas sociais na região.

O projeto, apoiado pela Fundação Tinker, contempla a difusão e apropriação de ferramentas e guias, assim como a realização de atividades de formação como workshop, seminários virtuais e desenvolvimento de espaços de aprendizagem em redações de alguns veículos de comunicação da região interessados na modalidade.

 

©Fundación Gabo 2019 - Todos los derechos reservados.