Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas (Segunda Edição)

Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas (Segunda Edição)

» Descrição

No seu segundo ano de execução, o Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas (FINND), uma aliança entre a Fundação Gabo e a Open Society Foundations (OSF), consolida-se como um programa de financiamento para apoiar e fomentar trabalhos jornalísticos inovadores, que abordem com rigor, ética e qualidade os desafios e oportunidades relacionados às políticas de drogas na América Latina.

O Fundo vai entregar entre 15 e 22 bolsas com valores entre US$ 2.000 e US$ 6.000 cada uma, dirigidas às pessoas que atuam como jornalistas freelancers ou que tenham vínculo permanente ou de colaboração com meios de comunicação na Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e México. A convocatória está aberta nas categorias jornalismo de investigação, jornalismo local, jornalismo inovador e jornalismo colaborativo. Ainda assim, as propostas podem propor produtos de texto, vídeo, web, documentário, jornalismo sonoro ou fotografia – ou uma combinação de vários formatos. Nesse sentido, também serão aceitas propostas que tentem desenvolver formatos jornalísticos não tradicionais ou inovadores, como a sátira jornalística, o “scrollytelling” e outros. Inscreva-se aqui para o Fundo para investigações e novas narrativas sobre drogas (certifique-se de alterar o idioma para português).

Conscientes do impacto e das profundas consequências da COVID-19 no mundo, esta segunda edição do FINND buscar estimular propostas que analisem, com abordagens inovadoras, a intersecção entre fenômenos relacionados às drogas declaradas ilícitas e temáticas de direitos humanos, violência, saúde pública, política social e outras linhas investigativas no contexto da crise derivada do coronavírus.

Vale esclarecer que por narrativas tradicionais sobre fenômenos de drogas, o FINND identifica coberturas que tenham a ver, por exemplo, com pistas de pouso a serviço do narcotráfico, narrativas sobre a chamada “guerra contra as drogas”, histórias de vida de traficantes de drogas ilícitas, e em geral coberturas baseadas em estereótipos e lugares comuns sobre o tema.

» Temas

As propostas de trabalhos jornalísticos devem estar enquadradas nos seguintes temas:

●  Saúde pública: novos desafios gerados pela emergência da Covid-19 para usuários de drogas. Inovação no campo das investigações científicas, aplicações farmacêuticas, atendimento a usuários problemáticos (redução de danos) e usos nutricionais.

●  Marcos regulatórios e normativos: mudanças de legislação e seus impactos sobre produtores, usuários e economias ilícitas. Análises de marcos normativos e as possibilidades de desenvolvimento de indústrias em torno aos usos não-narcóticos de plantas tradicionalmente processadas para a produção de drogas ilícitas.

●  Direitos humanos: as políticas antidrogas, vulnerabilidade de minorias, mercados urbanos de drogas, prisões, repressão e militarização, a administração e a narcopolítica. A pandemia do coronavírus como agravante e facilitador de violações dos direitos humanos e impacto do estado de direito em contextos relacionados às drogas. 

●  Gênero: como os efeitos da COVID-19 podem acentuar as desigualdades de gênero e multiplicar as violências contra as mulheres e a juventude. Histórias de empoderamento e agência feminina em contextos relacionados às drogas.

Enfoque étnico-cultural: investigações que envolvam os usos tradicionais ou nutricionais que grupos indígenas ou comunidades ancestrais dão a algumas plantas com potencial uso ilícito. Impactos sociais e ambientais da guerra contra as drogas em territórios étnicos. 

●  Meio ambiente: desmatamento, poluição, efeitos ambientais das políticas contra as drogas.

●  Dimensão rural: cultivos declarados ilícitos, comunidades produtoras, desenvolvimento territorial, economias ilícitas, impactos das políticas de erradicação forçada. Os efeitos da COVID-19 nas dinâmicas rurais dos fenômenos associados ao mercado ilícito das drogas.

» Categorias

Sem importar o tema específico dos projetos que concorram ao Fundo, as propostas devem estar dentro de uma dessas quatro categorias:

●  Jornalismo investigativo: a inscrição deve ter uma hipótese e uma proposta de investigação, e um plano para desenvolver o tema em texto, jornalismo sonoro (rádio, podcast ou outro), vídeo, fotografia ou novos formatos.

●  Jornalismo local: esta categoria é voltada a participantes que proponham projetos jornalísticos de alcance estadual,  provincial ou hiper-local. O projeto inscrito deverá se enfocar em dinâmicas que afetam as regiões onde vivem e/ou trabalham os jornalistas e serão priorizados projetos com um forte componente de jornalismo de soluções.

●  Jornalismo inovador: as propostas nesta categoria devem explicar como vão utilizar formatos que ajudam a narrar de forma inovadora os resultados da investigação jornalística. Os novos formatos incluem – mas não se limitam a – documentários multimídia, editoriais em vídeo, audiências, sátira jornalística, “scrollytelling” e qualquer outro formato jornalístico não tradicional. 

●  Jornalismo colaborativo: serão valorizados os projetos que promovam o jornalismo colaborativo, especialmente aqueles que contemplem alianças entre jornalistas que desenvolvam seu trabalho desde cidades principais com repórteres e investigadores locais ou membros de meios comunitários ou regionais, assim como de coletivos de comunicação. 

» Quem pode participar?

A convocatória está aberta a pessoas que atuam como jornalistas e que trabalham nos formatos texto, sonoro, fotografia, vídeo e outros. Serão aceitas inscrições de pessoas que desenvolvam suas investigações como “freelancer” ou que tenham vínculo permanente ou de colaboração com meios de comunicação na Bolívia, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru. Serão aceitas inscrições individuais ou coletivas, designando um ou uma responsável principal pelo projeto.

» Requisitos para a inscrição

É necessário preencher o formulário de inscrição através da plataforma Fundação Gabo até 14 de setembro de 2020 às 12h (Colômbia) e anexar:

●  Proposta de investigação no formato pedido. A proposta deve incluir a linha temática, justificação e motivação para a investigação, orçamento* estimado em dólares, cronograma geral de trabalho, formato no qual ela será desenvolvida (texto, fotografia, vídeo, multimídia, rádio/podcast, novos formatos) e uma lista representativa de pessoas/instituições a serem consultadas ou entrevistadas para a investigação. 

●  Uma autobiografia de no máximo 800 palavras com ênfase em sua experiencia jornalística e que conte o que o motiva a concorrer a esta bolsa. No caso de a inscrição ser feita por uma equipe jornalística, é necessário enviar apenas um documento com a autobiografia de cada integrante. Este texto é um dos elementos avaliados na seleção e deve ser escrito antes de ser anexado no site da inscrição. Não serão levados em conta currículos convencionais.

●  Um trabalho jornalístico investigativo que tenha sido publicado no último ano.

●  As pessoas que se inscrevam e estejam vinculadas a um meio de comunicação devem apresentar uma carta de seu empregador expressando o compromisso do meio de publicar o projeto. No caso das pessoas que são freelancer ou não tenham um vínculo fixo com um meio para a publicação, deve-se apresentar o formato desejado para receber apoio da FINND na busca de meios interessados na publicação de seus projetos.

Nota: Só serão válidas as inscrições online feitas através do formulário de inscrição na página web da Fundação Gabo e anexando os formatos pedidos anteriormente. Não serão levadas em conta inscrições por email ou redes sociais.

Inscreva-se aqui para o Fundo para investigações e novas narrativas sobre drogas (certifique-se de alterar o idioma para português)

» Regras adicionais

●  A equipe acadêmica do FINND irá decidir o montante da bolsa a ser dada a cada projeto escolhido baseado no conteúdo da proposta, o orçamento apresentado e o enfoque da investigação. 

●  Impostos e taxas bancárias serão descontados do valor da bolsa.

●  Todas as propostas de investigação inscritas nesta convocatória devem ter foco em alguma das linhas temáticas e categorias mencionadas. Serão priorizadas as propostas que articulem essas linhas temáticas com os efeitos da pandemia.

● As propostas desta edição do FINND devem levar em conta as normas implementadas em cada país e região em relação à COVID-19. Essas diretrizes podem impactar o desenvolvimento do trabalho de campo jornalístico e as possibilidades de viajar e se reunir com fontes. As propostas devem considerar esses aspectos no momento de definir as datas de entrega de avanços e do produto final do projeto.

● Ética jornalística: qualquer conteúdo gerado ou criado pelos beneficiários do FINND deve cumprir com os parâmetros editoriais da Fundação Gabo. Qualquer pessoa que participe no desenvolvimento desses projetos deve evadir conflitos de interesse e comportamentos que comprometam a integridade jornalística ou que prejudiquem injustamente o bom nome de outras pessoas naturais ou jurídicas. Espera-se que os beneficiários do programa informem a tempo sobre os possíveis conflitos de interesse ou impedimentos para realizar o trabalho, como cláusulas de exclusividade ou compromissos previamente adquiridos com terceiros.

● É desejável incluir o seguinte enunciado nas publicações finais: “Este projeto/documental/investigação/podcast foi produzido graças ao apoio do Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas da Fundação Gabo”.

● É indispensável que se inclua no orçamento um item para equipamentos de proteção e biossegurança. Espera-se que os/as jornalistas tomem todas as precauções no momento de realizar o trabalho de campo, com o fim de proteger sua integridade e de suas fontes. Os elementos a ser incluídos neste item podem ser, por exemplo: óculos de proteção, álcool em gel, luvas, máscaras, testes de COVID-19 e outros elementos considerados necessários pelas autoridades sanitárias.

● É necessário levar em conta que não está permitida a compra de equipamentos por valores superiores a US$ 2.000 (dois mil dólares) com recursos do Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas. Os ornamentos devem incluir honorários para os jornalistas.

Aviso legal: O Fundo para investigações e novas narrativas sobre drogas está sujeito às leis dos Estados Unidos e às disposições do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) estadunidense. Por isso, no caso de inscrições de jornalistas colombianos ou histórias que sejam feitas na Colômbia, os bolsistas não poderão colocar no projeto o uso de recursos do fundo para entrevistas com pessoas ou empresas sancionadas pelo OFAC. A lista de pessoas e entidades sancionadas pode ser consultada aqui.

» Critérios de seleção

● As propostas serão revisadas em três rodadas por jurados, a Direção do Workshop de jornalismo da Fundação Gabo e o diretor acadêmico do projeto. Por políticas da Fundação, o processo de seleção realizado pelo comitê avaliador é reservado.

● Os jurados do FINND levarão em conta a factibilidade da proposta, a inovação na narrativa proposta, a originalidade do tema, a relevância e o impacto esperado da investigação, e seu plano de difusão em um meio estabelecido, em audiências particulares e em redes sociais, entre outros.

● O Fundo fará uma rodada de pré-seleção na qual os/as jornalistas poderão ser contatados por telefone ou email para resolver dúvidas ou inquietações dos jurados.

» Entrega das bolsas

●  40% do valor outorgado para cada bolsa será depositado em uma conta bancária em nome da pessoa selecionada em até trinta (30) dias após a publicação dos selecionados, uma vez que o participante envie a documentação administrativa solicitada.

●  Outros 30% serão depositados em uma conta bancária em dezembro de 2020 mediante o envio de informes de avanços tanto ao tutor do projeto como ao diretor acadêmico do Fundo.

●  Os 30% finais serão entregues após a publicação da história. Os projetos financiados com recursos do Fundo deverão ser publicados até 15 de fevereiro de 2021.

Nota: Os impostos e as taxas bancárias serão descontados do valor da bolsa.

» Como o Fundo funciona?

●  Cada pessoa ou grupo que ganhe a bolsa terá até cinco meses para investigar e produzir a versão final de seu trabalho jornalístico.

●  Cada selecionado terá um tutor assignado, que vai assessorar a investigação, afim de reforçar a qualidade da mesma.

●  As pessoas selecionadas contarão com o acompanhamento da Fundação Gabo para resolver dúvidas relativas ao trâmite administrativo das bolsas, assim como para estabelecer o contato quando seja necessário com os tutores e o diretor acadêmico do Fundo.

●  O Fundo conta com um diretor acadêmico, responsável pelo seguimento do desenvolvimento de cada um dos trabalhos jornalísticos, que será feito em coordenação com a Fundação Gabo.

» Como se inscrever

Para se inscrever na Bolsa de produção de investigação siga os seguintes passos:

1. Clique aqui.

2. Inicie sessão na nossa nova plataforma de inscrições ou, se ainda não tem conta, registre-se com seu email, conta de Facebook ou Google. 

3. Certifique-se de alterar o idioma para português.

4. Preencha o formulário que mostra a plataforma e anexe os documentos requeridos mencionados em “Requisitos para a inscrição”.

5. Clique em enviar

Para mais informações ou ajuda, envie email para jarrieta@fundaciongabo.org

Información de la actividad: 

©Fundación Gabo 2024 - Todos los derechos reservados.